Vigilantes Do Brasil

sábado, 12 de julho de 2014

Modalidades de Porte de Arma

Portar uma arma de fogo para defesa exige, além de treinamento, considerações relevantes em torno do tipo de coldre e local onde a arma repousará. De acordo com Coronel Iranil dos Santos, as modalidades de porte podem ser divididas em Ostensivo e Encoberto, e esta última, subdividida em Secreto e Velado.

No Brasil, o porte ostensivo é ainda mais restrito que os demais portes, sendo permitido apenas a policiais ou militares uniformizados, a fiscais do IBAMA ou do Instituto Chico Mendes e outras situações específicas (Decreto 5.123/04, Art 34, §5 e §6). Mesmo aos policiais fora de serviço ou aos outros funcionários públicos a quem a lei trata com privilégios, deixar a arma de porte à mostra é proibido.
Foto: Porte Ostensivo de Arma de Fogo por Policial Rodoviário Federal

Não se tem notícia da motivação da proibição, que não existe em países mais desenvolvidos, como Suíça, Israel ou alguns estados dos Estados Unidos, mas é notório que trata-se de mais um dispositivo baseado na falta de respeito às liberdades individuais e no profundo preconceito em relação às armas de fogo.

Assim, em parte significativa do tempo, a arma portada estará encoberta, por exigência da legislação. Caracteriza-se o porte Ostensivo aquele no qual a arma fica à mostra do público, enquanto no porte Encoberto a arma é escondida por meio das vestimentas do operador.
Foto: Porte Encoberto Velado de Arma de Fogo

Os portes encobertos velado e secreto diferenciam-se entre si, no sentido em que nesse, a preocupação principal do operador é esconder a arma, em detrimento da velocidade do acesso ao armamento, ao passo que naquele, mesmo encoberta, a arma mantem-se em fácil acesso.
Desse modo, a maior parte dos portes encobertos são velados, ao passo que o porte encoberto velado é utilizado por agentes secretos, empresários, ou para armas de backup. Recentemente o porte secreto é cada vez mais utilizado por cidadãos comuns que precisam defender suas vidas, mas têm o seu direito negado pelo Departamento de Polícia Federal.
Foto: Porte Encoberto Secreto de Arma de Fogo

Independentemente da modalidade de porte utilizada, é importante que o usuário escolha também uma arma e um coldre adequados para a região, além de treinar os saques a partir da posição em que o armamento estará no dia a dia. Enquanto os coldres de kydex e as armas “full size” podem ser utilizadas no porte ostensivo, para o porte encoberto velado, existe uma preocupação com as medidas, e no porte encoberto secreto, este é o fator mais importante.

Fonte : Matéria Publicada no Site Defesa.org
 http://www.defesa.org/modalidades-de-porte-de-arma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Guerreiros(as)